Em tempos fazia regularmente exercício físico. Fazia caminhadas, ia ao ginásio, a aulas de dança. Por vários fatores, incluindo várias fases de mudança que foram ocorrendo na minha vida, deixei de praticar exercício físico regularmente. E quero muito recuperar esse hábito que já tive. Surge desta forma a ideia de fazer 21 dias de exercício físico.
Em consulta e no meu dia-a-dia deparo-me com pessoas que estão numa situação semelhante, ou que não têm motivação ou que referem falta de tempo, ou cansaço no final do dia que lhes tira a vontade. A quem é que pelo menos uma vez não ocorreu isto? A mim já.
A minha proposta é que se não tiver 1 hora ou 2 horas, faça 30 minutos, se não tiver 30 minutos, faça 20 minutos. Comece. Por si. E com o tempo, a pouco e pouco pode ser que este tempo aumente ;) O importante é começar, independentemente do tipo de exercício físico que escolher fazer.
Faça algo que goste e que tenha facilidade em começar a fazer neste momento. Caminhada, corrida, dança, natação, hidroginástica, futebol, vólei, andar de bicicleta, fazer surf, Yoga, pilates, musculação. Existem inúmeras escolhas possíveis. Se aquilo que é possível para si é subir e descer escadas que tem em casa, está tudo bem, suba e desça as escadas. Cuide de si.
E quem é que nunca chegou a casa a sentir-se cansado e sem lhe apetecer fazer exercício físico? Este cansaço é muitas vezes um cansaço mental, intelectual. Torna difícil começar. Tenho uma boa notícia, tal como já ouvi muitas vezes isto, também já ouvi outras tantas vezes o seguinte, o exercício passou a ser o meu momento de descomprimir, depois de fazer exercício físico tenho uma sensação de leveza mental e física. Sinto-me melhor, mais leve. Sinto-me mais feliz, de bem comigo, com os outros e com a vida, sinto-me com mais energia, com mais força, mais resistência, mais saúde. Se não for no final do dia, faça exercício no início do dia ou na hora de almoço, por exemplo. Pode começar com uma caminhada apenas de 30 minutos.
E se não gostar de fazer exercício físico, pode optar por fazer aulas de grupo ou então encontrar alguém que o queira acompanhar. E para além de exercício físico, também poderá ter um momento de convívio. É uma forma de se sentir mais comprometido. Terá alguém que o irá motivar a fazer exercício físico e vice-versa.
Alinha neste desafio?