Osteopatia
A Osteopatia trata o ser humano de forma global, como um todo, restabelecendo um equilíbrio perturbado, mediante técnicas manuais, dirigidas a quaisquer tecidos afetados, sejam eles do sistema musculo-esquelético, visceral, nervoso, etc. É realizado um diagnóstico funcional a partir do qual se utiliza um conjunto de técnicas e métodos com a finalidade terapêutica e/ou preventiva.*
* François, R. (2003) Tratamiento osteopático de las lombalgias e lumbociáticas por hérnias discales (1ª edição). Madrid: Médica Panamericana.

Uma abordagem terapêutica e/ou preventiva
Como consequência da perda de mobilidade do tecido afetado, a circulação sanguínea desse mesmo tecido fica reduzida. Assim, podem aparecer irritações, inflamações produzidas pelos problemas de irrigação.
Devido à relação entre os diferentes sistemas do corpo humano, quando está presente um desequilíbrio num sistema pode afetar outro sistema. Desta forma, para que o corpo humano funcione de forma óptima é necessário que os sistemas principais estejam em harmonia.**
** Disponível em: http://eomportugal.com
É indicada para:
Contraturas
Tendinites
Traumatismos (sem patologia médica)
Cervicalgias
Torcicolos
Lombalgias
Protusões e Hérnias Discais
Radiculalgias (Cruralgias, Ciáticas)
Alterações Posturais
Transtornos Digestivos (Gastrites, Hérnias de Hiato, etc)
Transtornos Urogenitais
Entorses
Cefaleias
Enxaquecas
Ttranstornos da Oclusão Dental
Disfunções Temporo-Mandibulares (ATM)
Entre outras...
Necessita de ajuda?
Sinta-se à vontade para entrar em contacto diretamente comigo. Estou inteiramente disponível para esclarecer as suas dúvidas e para lhe apresentar o nosso centro clínico.
Não. A osteopatia tem em consideração todos os sistemas do corpo humano. Desta forma, faz parte do conjunto de técnicas osteopáticas, técnicas viscerais e cranianas, por exemplo.
Sim. A osteopatia consiste acima de tudo numa forma de raciocínio clínico, dispondo de várias técnicas de tratamento. Assim, o osteopata consegue abordar o tratamento adaptando-se a cada pessoa, não necessitando de executar técnicas de thrust para as tratar.
Não. As técnicas nas quais são ouvidos “estalos” quando realizadas são chamadas técnicas de thrust. Este tipo de técnicas é apenas uma das opções que o osteopata dispõe para realizar o tratamento da pessoa que o procura, dispondo de vários outros tipos de técnicas de tratamento.
Não. Esse som é devido à libertação de gases (80% de dióxido de carbono). Os ossos não saem do sítio, e caso essa fosse a situação, o utente deveria dirigir-se a uma consulta de ortopedia e não de osteopatia. As técnicas de thrust devem realizar-se dentro dos limites fisiológicos das amplitudes de movimento.
Outras especialidades
Terapia Sacro Craniana
Através de um toque muito suave, avalia e melhora a função fisiológica do sistema sacro-craniano.
Agende já uma consulta e venha conhecer o nosso espaço!
Ana Filipa Santiago - Centro Clínico e Terapias Integrativas nasceu do sonho de ajudar pessoas e da visão estabelecida durante um percurso pessoal e profissional de que cada pessoa é única e apresenta a sua própria história.